quarta-feira, 31 de março de 2010

Plano Diretor predomina nas discussões da CMA desta quarta


As discussões travadas pelos vereadores na sessão plenária desta quarta-feira giraram principalmente em torno do Plano Diretor de Aracaju. A expectativa acerca do envio do documento pelo Conselho de Desenvolvimento Urbano (Condurb) à Câmara Municipal de Aracaju (CMA) é grande. Muitas são as cobranças feitas pelos parlamentares para que o PD chegue à Casa. 

Durante a sessão de hoje, Danilo Segundo relembrou que apresentou requerimento, onde pediu ao Condurb que enviassem o PD à CMA, mas o mesmo foi rejeitado pela maioria dos vereadores.

Nitinho criticou o colega Danilo, lembrando que votou à favor do requerimento do colega parlamentar e pediu paciência ao jovem vereador. De acordo com Nitinho, Danilo e Elber Batalha fazem reclamações contra a adminsitração, mas isso é para tentar segurar o vice-governador do seu partido lá no Governo.
Inclusive no pronunciamento feito pelo presidente da Casa, Emmanuel Nascimento (PT), que falou sobre os 20an os da Lei Orgânica de Aracaju, o questão do Plano Diretor veio à tona. Iso porque, após a explanação do petista, o vereador Ivaldo José (PDT) sugeriu em aparte, a republicação da Lei Orgânica com as alterações ocorridas ao longo desses anos e que seja feita a devida distribuição para vereadores e estudantes.

Após a colocação de Ivaldo, Chico Buchinho (PT) disse que melhor esperar o Plano Diretor chegar até a CMA, para republicar a Lei Orgânica, já com a aprovação do plano.

Também fazendo um aparte, Moritos Matos (PDT) alertou para a exploração da construção civil na zona de expansão da cidade.

Foto: César de Oliveira

terça-feira, 30 de março de 2010

Jorge Carvalho fala sobre livro lançado em comemoração aos 155 anos da Câmara Municipal de Aracaju

Nesta data em que a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) completa 155 anos de fundação, nós, que integramos a equipe da Assessoria de Comunicação da Casa, publicamos o primeiro artigo no blog oficial da CMA, atualmente já presente nas principais redes sociais.

O assunto não poderia ser outro, senão as comemorações da data, marcada pela homenagem aos primeiros legisladores do município e o lançamento do livro "Fontes para a História do Poder Legislativo da Cidade de Aracaju", de autoria de Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento e Jorge Carvalho do Nascimento.


De acordo com o levantamento feito pelo historiador Jorge Carvalho, a Câmara de Vereadores é a mais antiga intituição de Aracaju, que está em funcionamento até os dias atuais. A capital sergipana foi fundada no dia 17 de março de 1855 e 13 dias depois, no dia 30 de março daquele ano, já estava em funcionamento. "Esta é a data que há documentos oficiais comprovando que os oito vereadores já estavam trabalhando efetivamente", explica.

Nesta curta entrevista, Jorge Carvalho explica como surgiu a idéia de elaborar o livro, o trabalho de pesquisa e como será feita a distribuição da publicação.

Blog CMA - Como surgiu a idéia de fazer este livro?

Jorge Carvalho - Foi em julho do ano passado, quando Emmanuel me chamou e falou do seu projeto de verticalizar um estudo sobre a Câmara. Fiquei muito feliz com esse resgaste, que já fazia parte das minhas preocupações como pesquisador. Dessa forma, o livro mostra com clareza como Poder Legislativo de Aracaju começou a funcionar e como se deu sua construção, de maneira a não deixar sair da memória essa história.


Blog CMA - Foi difícil coletar os dados par a elaboração da publicação?
Jorge Carvalho - A vasta documentação encontrada no arquivo histórico da Câmara Municipal de Aracaju nos permitiu resgatar atas das sessões que serviram de fontes para o registro dos dez primeiros anos de atuação da Câmara. Agradeço à historiadora Deise que com muita sabedoria tem administrado o arquivo do Parlamento Municipal. Também deixo aqui os meus agradecimentos a todos os vereadores da atual legislatura, por possibilitarem a realização desse livro.


Blog CMA - Onde e como será feita a distribuição do livro?
Jorge Caravalho - O livro "Fontes para a História do Poder Legislativo da Cidade de Aracaju" será fornecido pela Câmara, a pesquisadores, bibliotecas públicas e instituições educacionais. O livro é fruto da iniciativa da Câmara, dentro das comemorações dos 155 anos do Poder Legislativo e por conta disso não será comercializado, mas distribuído. Darei continuidade aos estudos sobre o Legislativo de Aracaju e acredito que no final deste ano, ele estará finalizado, possibilitando o registro completo da instituição mais antiga da capital sergipana que ainda está em funcionamento.