quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

CMA fecha ano com mais de 3,7 proposituras apresentadas

No balanço anual da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) a constatação é de dever cumprido e muitos debates. Assim aponta o número de proposituras tramitadas na Casa Legislativa durante o ano de 2010.  Foi um total de 3.765, sendo 836 foram aprovadas e 2.796 deferidas. As demais estão em tramitação, foram arquivadas ou rejeitadas.

Miriam participa de inauguração do Prefem

A inauguração do Presídio Feminino (Prefem), localizado no município de Nossa Senhora do Socorro, feita pelo governador do Estado, Marcelo Déda (PT), contou com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Miriam Ribeiro (PSDB). O local possui salas de aula, quadra esportiva, enfermaria, salas para atendimento social, berçário e creche para acompanhamento de bebês pelas mães até os seis meses de vida. 


Leia a matéria

Tonho Baixinho faz visita de cortesia à CMA

Na manhã desta quarta, 29/12, o artista sergipano Tonho Baixinho fez uma visita de cortesia à Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Na oportunidade, o presidente da Casa Legislativa, Emmanuel Nascimento (PT), e o vereador Juvêncio Oliveira (DEM) destacaram o talento e a dedicação de Tonho Baixinho à cultura sergipana.


Leia a matéria

Câmara de Aracaju investe em acessibilidade e tecnologia

Já está instalado, desde a semana passada, o elevador da sede da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) que vai assegurar mais acessibilidade a população para acompanhar as atividades dos vereadores da capital sergipana. A colocação do dispositivo garante o compromisso feito entre a administração da Casa Legislativa e o Ministério Público Estadual, em 2009, visando melhorar toda a estrutura do prédio histórico. Além da aproximação entre o povo e os parlamentares, outra preocupação do presidente da Câmara, Emmanuel Nascimento (PT), é modernização das condições de trabalho dos servidores.


Leia a matéria

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

"Câmara em Ação Rádio Web" reforça a comunicação da CMA

Desde novembro deste ano a 'Câmara em Ação Rádio Web' está disponível para os internautas no site da Câmara Municipal de Aracaju (www.camaradearacaju.com.br). Esse é mais um canal de comunicação da Casa Legislativa, que já conta com o site, transmissão ao vivo das sessões através da Rádio Liberdade AM 930, Programa Câmara em Ação na TV Atalaia e na TV Alese, além das Redes Socias, que possibilita a aproximação entre os vereadores e a população. "Temos que avançar para aproximar cada vez mais o Legislativo Municipal do povo de Aracaju. A rádio web é mais uma ferramenta de comunicação, que reforçará essa aproximação", diz Emmanuel Nascimento, presidente da CMA.


Leia a matéria

Mesa Diretora da CMA para o biênio 2011/12 toma posse dia 1º janeiro

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para o biênio 2011/2012 será empossada no próximo sábado, 1º de janeiro, às 7h30, no plenário da Casa Legislativa. Reeleito, o presidente da CMA, Emmanuel Nascimento (PT), tomará posse do novo mandato na companhia dos vereadores Jony Marcos (PRB) como vice, Moritos Matos (PDT), na 1ª secretaria, Ivaldo José (PDT) na 2ª secretaria e Miriam Ribeiro (PSDB) na 3ª secretaria.


Leia a matéria

Programa Câmara em Ação 30/12/2010

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Emmanuel destaca fortalecimento do Legislativo Municipal em Encontro dos Vereadores de Sergipe

Os vereadores do estado de Sergipe reuniram-se nesta quinta-feira, 23/12, no Hotel Parque dos Coqueiros, com o objetivo de fortalecer e integrar cada vez mais as Câmaras Municipais. Para o presidente da Casa Legislativa de Aracaju, Emmanuel Nascimento (PT), o momento possibilitou a troca de experiências entre parlamentares da capital e do interior. "As pessoas precisam entender o verdadeiro papel do vereador", disse.


Leia a matéria

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Câmara instala painel eletrônico

Aproveitando o recesso de final de ano, que se estende até o próximo dia 15 de fevereiro, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) está executando serviços de estruturação no Plenário. Depois de substituir o carpete, o revestimento das paredes e as cadeiras, está sendo instalado na Casa um painel eletrônico, que deve auxiliar na transparência dos trabalhos legislativos.

Leia a matéria

Veradores participam da Missa de Natal dos servidores da PMA

Os vereadores Magal da Pastoral (PT) e Dr. Gonzaga (PMDB) representaram a Câmara Municipal de Arcaju (CMA) na Missa de Natal dos servidores da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). A Missa, celebrada pelo padre Givanildo Paes Santos e animada pelo coral da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (EMURB), aconteceu na manhã desta quarta-feira, 22/12, na Catedral Metropolitana de Aracaju.

Leia a matéria

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

CMA e TCE oficializam parceria na área de Comunicação Institucional

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) e o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE) oficializaram nesta terça-feira, 21/12, a parceria na área de Comunicação que permitirá expandir ainda mais a divulgação dos trabalhos de ambas instituições. O acordo foi assinado pelo presidente do TCE, conselheiro Reinaldo Moura, e pelo presidente da CMA, Emmanuel Nascimento (PT), no gabinete da presidência da Corte de Contas.


Leia a matéria

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

CMA oficializará acordo com o TCE nesta terça

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) oficializará nesta terça-feira, 21/12, a parceria que será feita na área de comunicação com o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE), ampliando ainda mais a divulgação dos trabalhos da CMA. O acordo será firmado às 8h30 no gabinete do presidente do TCE, conselheiro Reinaldo Moura, na sede da Corte de Contas. 

Radialistas pedem apoio da CMA para realizar congresso

A comissão organizadora do Congresso Nacional de Radialistas, com data prevista para outubro do próximo ano, reuniu-se nesta segunda-feira, 20/12, com o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Emmanuel Nascimento (PT), para pedir apoio da Casa para a realização do evento. Os radialistas foram recebidos pelo presidente e os vereadores Jailton Santana (PSC) e Valdir Santos (PTdoB).


Leia a matéria

Emmanuel recebe o radialista Wilton Andrade

O presidente da Câmara Municiapal de Aracaju (CMA), Emmanuel Nascimento (PT), recebeu na manhã desta segunda-feira, 20/12, o radialista Wilton Andrade. O encontro aconteceu na Assessoria de Comunicação da CMA, onde o radialista pediiu o apoio dos vereadores de Aracaju em realação ao atentado que sofreu na madrugada da última sexta-feira, 17/12, quando seu carro foi incendiado dentro da sua residência na cidade de Itaporanga. "Venho aqui pedir o apoio através de Emmanuel a todos os vereadores, para que esse atentado não fique impune, evitando assim que outros casos dessa natureza venham a acontecer com outros colegas da imprensa em nosso Estado", declarou Wilton.


Leia a matéria

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Vereadores prestigiam diplomação dos eleitos em 2010

Vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) acompanharam no final da tarde de quinta-feira, 16/12, a diplomação dos eleitos este ano. A solenidade, promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), aconteceu no Teatro Tobias Barreto (TTB). O presidente da CMA, Emmanuel Nascimento (PT) participou da mesa da sessão, presidida pelo presidente do tribunal, o desembargador Luiz Mendonça e que contou com a participação de todos os membros integrantes da instituição, que julgaram os registros e processos dos diplomados.

Leia mais

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Vereadores prestigiam inauguração de pronto socorro do Huse

A primeira etapa do novo pronto-socorro (PS) do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) foi inaugurada nesta manhã, 16/12, pelo governador Marcelo Déda (PT) e a secretária de Estado da Saúde, Mônica Sampaio. O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Emmanuel Nascimento (PT), e os vereadores Dr. Gonzaga (PMDB), Jailton Santana (PSC) e Magal da Pastoral (PT) marcaram presença na entrega da primeira etapa da obra, cujos investimentos foi na ordem de R$ 22 milhões.

Leia mais

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Programa Câmara em Ação 15 12 2010

Emmanuel é reeleito presidente da CMA com 16 votos

A diretoria do biênio 2011/2012 da Câmara Municipal de Aracaju foi definida nesta quarta-feira, 15/12. O atual presidente da Casa Legislativa Municipal, Emmanuel Nascimento (PT) foi reeleito com 16 votos favoráveis, dois em branco e uma ausência. Os vereadores Juvêncio Oliveira (DEM) e Fábio Mitidieri (PDT) foram os escrutinadores do processo eleitoral.

Leia mais

Magal prestigia inauguração da Galeria do CEC

A inauguração da Galeria dos Presidentes do Conselho Estadual de Cultura foi prestigiada pelo vereador Magal da Pastoral (PT) na última terça-feira, 14/12. O evento aconteceu na Biblioteca Pública Epifânio Dória, localizado no bairro 13 de Julho. "A inauguração dessa galeria foi de sua importância para o Coneselho, porque ainda não havia um local que registrasse através de fotos os ex-presidentes, preservando assim a memória, para as gerações futuras", disse o parlamentar, que representou a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na solenidade.

Leia mais

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Programa Câmara em Ação 14-12-10

CMA reúne imprensa sergipana em café da manhã

Vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) se reuniram na manhã desta terça, 14/12, com a imprensa sergipana em café da manhã na Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe (Aease). Na oportunidade, jornalistas, radialistas e empresários dos principais meios de Comunicação do Estado conversaram com os parlamentares presentes e puderam conferir a avaliação do presidente da CMA, Emmanuel Nascimento (PT), dos trabalhos legislativos nos últimos dois anos.


Leia a matéria

Câmara concede três títulos de cidadania a membros do TCE

  A Câmara Municipal de Aracaju (CMA), através dos vereadores Emmanuel Nascimento (PT) e Evando Franca (PTB), concedeu três títulos de cidadania aracajuana. Assim foram homenageados com a honraria: Patrícia Verônica Nunes Carvalho, Fábio José da Silva e  João Augusto dos Anjos Bandeira. A sessão solene ocorreu na noite desta segunda, 13/12, na Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de Sergipe (AEASE).


Leia a matéria

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Programa Câmara em Ação 13-12-10

Vereadores prestigiam Congresso Eucarístico e início do Centenário da Diocese de Aracaju

Os vereadores Moritos Matos (PDT) e Magal da Pastoral (PT) representaram a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) no encerramento do Congresso Eucarístico e também o inicio das comemorações do Centenário de criação da Diocese e 50 anos da elevação à Arquidiocese. O evento aconteceu no útimo domingo, 12, no estádio Batistão, com uma vasta programação iniciada às 15 horas com música, oração, adoração, benção do Santíssimo Sacramento e missa.


Leia a matéria

Tribuna Livre homenageia engenheiros e arquitetos

A Tribuna Livre desta segunda-feira, 13/12, da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) teve o objetivo de comemorar o Dia do Engenheiro e Arquiteto, celebrado em 11 de dezembro. A propositura é de autoria do vereador Magal da Pastoral (PT) que, na ocasião, destacou a importância das profissões no dia-a-dia. "Tudo em nossa vida envolve a Engenharia e Arquitetura", completou.

Leia mais

Magal prestigia entrega de caminhões do PAA

Na manhã desta sexta, 10/12, o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Inclusão Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), entregou 13 caminhões do Programa de Aquisição de Alimentos na modalidade "Incentivo à Produção e ao Consumo de Leite" (PAA Leite) aos 35 municípios sergipanos beneficiados. A solenidade foi realizada na praça Fausto Cardoso, no centro comercial de Aracaju, e contou com a presença do governador Marcelo Deda e diversas autoridades políticas, entre elas, o vereador Magal da Pastoral (PT) que representou o Poder Legislativo da capital sergipana.

Leia mais

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Vereadores participam da procissão de Nossa Senhora da Conceição

A tradicional procissão de Nossa Senhora da Conceição realizada no fim da tarde desta quarta-feira, 8/12, foi acompanhada pelo presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Emmanuel Nascimento (PT) e os vereadores Danilo Segundo (PSB) e Moritos Matos (PDT) . Centenas de fiéis, a maioria vestido de branco, seguiram cantando e rezando pelas ruas Itaporanga, Lagarto, avenida Barão de Maruim até chegar à rua Itabaiana, em frente à Catedral Metropolitana.

Leia mais

Lavagem da Conceição na Catedral é prestigiada por Emmanuel Nascimento

A 28ª Lavagem da Conceição, realizada nas escadarias da Catedral Metropolitana nesta quarta-feira, 8/12, contou com a participação do presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Emmanuel Nascimento (PT). O cortejo formado por , seguidores do Candomblé, grupos Afro como, o Axé Kizomba, Afoxé Filhos de Odé e Afoxé Filhas de Onira, mães de santo e curiosos saiu da Colina do Santo Antônio e seguiu até a Igreja matriz da cidade. "A Câmara apoia as manifestações de todas as religiões sem preconceito e discriminação. A Casa do povo tem que ser eclética, pois a população é heterogênea", opinou o parlamentar.

Leia mais

Vereadores acompanham inauguração de presépio na Sementeira

A inauguração do presépio no Parque Augusto Franco - Parque da Sementeira _ foi prestigiada pelao presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Emmanuel Nascimento e o vereador Danilo Segundo (PSB). Inaugurado pelo vice-prefeito de Aracaju, Silvio Santos, na noite de terça-feira, 7/12, o presépio faz com que meninos e meninas, adultos e idosos lembrem o verdadeiro significado do Natal.

Leia mais

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Prêmio Setransp de Jornalismo é prestigiado por vereadores

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Emmanuel Nascimento (PT), a vice-presidente Mirim Ribeiro (PSDB) e os vereadores Robson Viana (PT), Dr. Gonzaga (PMDB), Ivaldo José (PDT), Simone Gois (PT), Rosangela Santana (PT) e Magal da Pastoral (PT) prestigiaram na noite da última segunda-feira, 6/12, da entrega do 2º Prêmio Setransp de Jornalismo.

Leia mais

CMA concede condecoração ao diácono Geneval Dantas e ao coronel Denisson Peres

O coronel de Artilharia, Denisson Peres Tosta, e o diácono permanente, Genevaldo Fagundes Santana, receberam na tarde desta segunda-feira, 6/12, o Título de Cidadania Aracajuana, concedido pela Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Os homenageados receberam o título a partir de propositura elaborada pelo vereador Magal da Pastoral (PT).

Leia mais

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Sessão Especial discute o fechamento da pediatria privada em Aracaju

O fechamento da pediatria dos hospitais particulares de Aracaju foi tema de sessão especial na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta segunda-feira, 06.12.  Participaram da sessão a promotora do Ministério público, Euza Missano, o deputado estadual Garibaldi Mendonça, a representante da sociedade Sergipana de pediatria, Drª Glória Tereza, o defensor público geral, José Raimundo Veiga, o representante da OAB, Cláudio Andrade, da jornalista Rosangela Dória, representando o Movimento SOS criança, além de representantes dos Planos de Saúde e Hospitais de Aracaju. A sessão foi requerida pelo vereador Elber Batalha Filho (PSB). 


Leia a matéria

Programa Câmara em Ação 05-12-2010

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Orlando Vieira recebe Título de Cidadania Aracajuana

O ator sergipano Orlando Vieira é o mais novo cidadão aracajuano por outorga de honraria concedida no plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta sexta-feira, 3/12. Natural de Capela, Orlando recebeu o título de cidadania a partir de propositura elaborada pelo vereador Ivaldo José (PDT). Além do autor da homenagem, participaram da sessão solene o presidente da Casa, Emmanuel Nascimento (PT) e o parlamentar Fábio Mitidieri (PDT).


Leia a matéria

CMA recebe a visita de presidente do Ipesaúde

Durante a manhã desta sexta-feira, 3/12, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Emmanuel Nascimento (PT), recebeu em seu gabinete a visita do presidente do Ipesaúde, Vinícius Barbosa de Melo e do assessor geral de informática do Ipes, Luiz Antônio Uchôa.


Leia a matéria

Wilma Ramos lança mais um 'Não morda a língua'

A funcionária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) e professora de Língua Portuguesa, Wilma Ramos lançou mais uma edição do livro 'Não morda a língua'. A solenidade aconteceu na noite de quinta-feira, 2/12, no Palácio Museu Olímpio Campos. O presidente da CMA, Emmanuel Nascimento (PT) e o vereador Juvêncio foram prestigiar o lançamento do livro.

Leia mais

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

CMA concederá título de cidadania ao ator Orlando Vieira

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) concederá o título de Cidadão Aracajuano ao ator Orlando Vieira.  A Sessão Solene acontecerá nesta sexta-feira, 3/12, às 10h, no Plenário do Legislativo de Aracaju. A honraria é de autoria do vereador Ivaldo José. O homenageado é natural do município de Capela. Em 1945 estudou no Seminário Sagrado Coração de Jesus para ser padre. No ano de 1950 entrou na vida pública, onde trabalhou no Ministério dos Transportes, passando pelos estados da Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Trabalhou ainda no DNER e no DNIT em Aracaju.

Emmanuel recebe visita do ex-vereador Jidenal Francisco

O presidente  da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Emmanuel Nascimento (PT), recebeu a visita do ex-vereador Jidenal Francisco dos Santos. O encontro aconteceu no gabinete da presidência, na manhã desta quinta-feira, 2/12. "É sempre agradável receber a visita de um ex-vereador que tanto contribuiu para o desenvolvimento do nosso município, como é o caso de Jidenal Francisco, que representou o povo de Aracaju aqui nesta Casa por vários mandatos", disse Emmanuel.


Leia a matéria

Programa Câmara em Ação 03-12-2010

Programa Câmara em Ação 02-12-10

Programa Câmara em Ação 30/11 e 01-12-10

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Vereadores fazem visita de cortesia à presidente da AL

Na manhã desta quarta-feira, 1/12, os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) foram em bloco à Assembléia Legislativa (AL) de Sergipe, para fazer uma visita de cortesia a presidente Angélica Guimarães (PSC). Na ocasião, os parlamentares dialogaram sobre a importância do Poder Legislativo para o fortalecimento da democracia. Estiveram presentes o presidente da Câmara, Emmanuel Nascimento (PT), a vice-presidente Miriam Ribeiro (PSDB) e os vereadores, Jony Marcos (PRB), Moritos Matos (PDT), Magal da Pastoral (PT), Bertulino Menezes (PSB), Miriam Ribeiro (PSBD), Simone Gois (PT), Robson Viana (PT), Ivaldo José (PDT), Jailton Santana (PSC) e Elber Batalha (PSB).


Leia a matéria

PL Ficha Limpa em Aracaju é aprovado pela CMA

O Projeto de Lei Nº 156/2010, de autoria do vereador Bertulino Menezes (PSB) que dispõe sobre a aplicação do Ficha Limpa em Aracaju, foi aprovado pelo plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), durante a votação da pauta nesta quarta-feira, 1/12. Uma emenda do vereador Magal da Pastoral (PT) foi rejeitada.


Leia a matéria

Rosangela participa do IX Encontro Pedagógico e Cultural da rede municipal de ensino

O IX Encontro Pedagógico e Cultural da rede municipal de ensino de Aracaju foi prestigiado pela vereadora Rosangela Santana (PT) no início da manhã desta quarta-feira, 1/12. O evento foi realizado pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no Centro de Criatividade.

CMA transfere data de sessão com o setor de farmácias

Em virtude da situação dos serviços de pediatria em Aracaju, onde maioria dos Hospitais privados da capital suspendeu o atendimento pediátrico, a sessão Especial que ocorreria na segunda-feira, 6/12, com o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos no Estado de Sergipe (Sicofase), foi transferida para o dia 9 de dezembro às 9 horas.