sexta-feira, 29 de abril de 2011

Servidores da CMA participam de palestra sobre mal de Alzheimer

Servidores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) participaram na manhã desta sextafeira, 29/4, de uma palestra com o médico neurologista Marco Aurélio Almeida Alves sobre o mal de Alzheimer. No encontro, que ocorreu no plenário da Casa Legislativa, o palestrante fez um breve histórico da doença que hoje atinge mais de 2 bilhões de brasileiros e relatou as suas principais características e cuidados.

Leia mais

CMA homenageia aniversariantes do mês de abril

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) celebrou nesta sexta-feira, 29/4, os aniversários de funcionários, vereadores, assessores, estagiários, servidores ativos e inativos do Poder Legislativo, nascidos no mês de abril. Na ocasião, o presidente da CMA, Emmanuel Nascimento (PT), parabenizou todos os presentes e destacou a importância de cada um no funcionamento das atividades legislativas.

Programa Câmara em Ação 29-4-2011.flv

Programa Câmara em Ação 28-4-2011.flv

Programa Câmara em Ação 26 e 27-4-2011.flv

Emmanuel e Juvêncio parabenizam conquista do Hospital São Lucas

O Hospital São Lucas recebeu na noite desta quinta-feira, 28/4, o certificado de 'Acreditação Hospitalar' e quem prestigiou a solenidade foi o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Emmanuel Nascimento (PT) e o vereador Juvêncio Oliveira (DEM). O título trata-se de um método de avaliação voluntário, periódico e reservado dos recursos institucionais de cada hospital para garantir a qualidade da assistência por meio de padrões previamente definidos.

Emmanuel quer revogar lei dos ciclomotores para rediscuti-la

O vereador Emmanuel Nascimento deu entrada na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) no projeto de lei 67/2011, revogando a Lei nº 3.811, de 29 de dezembro de 2011. A referida lei trata da regulamentação dos veículos ciclomotores com 50 cilindradas, cujo convênio firmado entre a SMTT e o Detran entraria em vigor no dia 2 de maio, próxima segunda-feira. "Estamos revogando a lei para fazer uma discussão mais ampla sobre o assunto", explica Nascimento, autor da propositura.

Bancada de sustentação do prefeito se reúne com secretária de Governo

Os vereadores que dão sustentação ao prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) participaram no início da tarde de quinta-feira, 28/4, de reunião-almoço com a secretária Municipal de Governo, Tânia Soares (PCdoB). O encontro foi agendado pela secretária, que se colocou à disposição dos parlamentares. "A nossa intenção é estreitar o relacionamento entre o Executivo e o Legislativo, ouvindo os vereadores, as reivindicações que eles recebem do povo", informou Tânia Soares.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Dr. Emerson destaca a relevância de se discutir sobre a convivência familiar

A abertura do seminário 'Convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes: direitos humanos e justiça', no auditório do Ministério Público na noite da última quarta-feira, 28/4, contou com a presença do vereador e presidente da comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Dr. Emerson (PT).


Leia mais

Relator e sub-relator do Plano Diretor serão escolhidos dia 4 de maio

No final da sessão de quarta-feira, 27/4, o Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) definiu a data para escolha do relator e sub-relator do Plano Diretor, que já foi aprovado em 1ª discussão pelos vereadores. A escolha será feita na sessão da próxima quarta-feira, 4/5.

Leia mais

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Emmanuel prestigia inauguração de ouvidoria do TCE/SE


O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Emmanuel Nascimento (PT), prestigiou nesta terça-feira, 26/4, a inauguração da Ouvidoria do Tribuna de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) e posse do conselheiro Clóvis Barbosa de Melo no cargo de ouvidor.


Leia mais

Relator e sub-relator do Plano Diretor serão escolhidos dia 4 de maio

No final da sessão de quarta-feira, 27/4, o Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) definiu a data para escolha do relator e sub-relator do Plano Diretor, que já foi aprovado em 1ª discussão pelos vereadores. A escolha será feita na sessão da próxima quarta-feira, 4/5.

Leia mais

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Emanuel Messias toma posse na CMA

O vereador Emanuel Messias (PRP) foi empossado na manhã desta segunda-feira, 25/4, logo no início dos trabalhos da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Ele assumiu a vaga deixada por Fábio Mitidieri (PDT), que se licenciou da Casa Parlamentar para assumir a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. A posse ocorreu no Plenário da CMA.


Leia mais

Programa Câmara em Ação 21 e 22-4-2011.flv

Programa Câmara em Ação 24 e 25-4-2011.flv

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Emmanuel recebe representantes de Movimentos Comunitários de Aracaju

Representantes de Movimentos Comunitários de Aracaju, lideradas por Mariane Batista Santos, do Fórum de Mulheres de Sergipe, foram recebidas nesta quarta-feira, 20/4, pelo presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Emmanuel Nascimento (PT). O encontro, que aconteceu no gabinete da Presidência da CMA, teve o objetivo de discutir a reformulação do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Aracaju. Na ocasião, Emmanuel ouviu as reivindicações das representantes e falou da importância dos movimentos sociais nessas discussões.

Leia mais

Emmanuel assina convênio com o IpeSaúde para os inativos da CMA

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Emmanuel Nascimento (PT) e o assessor Jurídico da Casa Parlamentar, Thiago Augusto Souza Silva, foram recebidos na manhã desta quarta-feira, 20/4, pelo presidente do IpeSaúde, Vinicius Barbosa de Melo, para a assinatura de convênio entre o instituto e a CMA, desta vez estendida aos servidores inativos. O encontro aconteceu no gabinete da presidência do IpeSaúde.

Leia mais

Jailton e Simone destacam ação de profissionais no caso do bairro Suissa

Durante a Sessão Plenária de quarta-feira, 20/4, os vereadores Jailton Santana (PSC) e Simone Gois (PT) enalteceram o trabalho das polícias Civil e Militar, da psicóloga, dos profissionais do Samu e da Defensoria Civil, no caso da mulher que foi mantida em cárcere privado pelo ex-marido por cerca de 30 horas, no bairro Suíssa.

Leia mais

terça-feira, 19 de abril de 2011

Vereadores de Aracaju são recebidos pelo governador em exercício Jackson Barreto

Uma comissão de vereadores, liderada pelo presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Emmanuel Nascimento (PT), foi recebida pelo governador em exercício de Sergipe, Jackson Barreto (PMDB) na manhã desta segunda-feira, 18/4. O governador recepcionou o grupo, formado por 13 vereadores da bancada do prefeito de Aracaju, em seu gabinete no Palácio dos Despachos. Além de Emmanuel, fizeram parte da comissão os vereadores Moritos Matos (PDT), Bertulino Menezes (PSB), Jailton Santana (PSC), Danilo Segundo (PSB), Evando Franca (PTB), Valdir Santos (PTdoB), Dr. Gonzaga (PMDB), Robson Viana (PT), Fábio Mitidieri (PDT) Simone Gois (PT), Rosângela Santana (PT) e Karla Trindade (PCdoB).

Leia mais

"Tertuliano Azevedo cumpriu seu papel de homem público", opina Emmanuel

A entrega da Medalha do Mérito Parlamentar ao ex-deputado federal e Conselheiro aposentado do Tribunal de Contas de Sergipe, Tertuliano Azevedo, nesta segunda-feira, 18/4, contou com a participação do presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Emmanuel Nascimento (PT). A homenagem que aconteceu na Assembléia Legislativa durante uma sessão especial, foi apresentada pelo ex-deputado Antônio Passos, que indicou o deputado Venâncio Fonseca, para representá-lo.

Tribuna Livre da CMA é ocupada por representantes do Santa Maria

A Tribuna Livre da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) foi ocupada na segunda-feira, 18/4, pelo presidente do Conselho popular do Santa Maria, João Jones, o presidente da Associação de Moradores do Loteamento Jaluzi e Sauara da Piabeta (Acojasp), Washington de Oliveira, além do presidente da Associação dos moradores do Padre Pedro, Edir Alves. Os representantes compareceram ao Plenário para apresentar os problemas da região e pedir apoio dos vereadores ao levar as queixas ao Poder Executivo.

Emmanuel diz que o Supervendas é uma grande oportunidade para empresários sergipanos

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Emmanuel Nascimento (PT) esteve no Centro de Convenções de Sergipe nesta quarta-feira, 13/4, para prestigiar a abertura oficial do 3º Supervendas. Para Emmanuel, essa é uma oportunidade de empresários fazerem contatos e expor os seus produtos para a sociedade. "Que eventos dessa natureza fortaleçam cada vez mais o comércio do estado", salientou.

Leia mais

Parlamentares acompanham transmissão de cargo de Déda para Jackson

A solenidade de transmissão de cargo do governdador Marcelo Déda (PT) ao seu vice, Jackson Barreto (PMDB) nesta quarta-feira,13/4, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Emmanuel Nascimento (PT) e dos vereadores Robson Viana (PT), Valdir Santos (PT do B) e Rosangela Santana (PT). O ato que aconteceu no auditório do palácio dos Despachos, se deve a ausência de Déda no estado no período de 12 dias por motivo de férias.

Leia mais

Gestor da Aldeias Infantis SOS Brasil pede apoio da CMA

O gestor da Ong Aldeias Infantis SOS Brasil, Antonio Correia da Silva, foi recebido pelo presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Emmanuel Nascimento (PT), na tarde desta quarta-feira, 13/4. O encontro que acontceu no gabineta da presidência da CMA, teve como principal objetivo o apoio do Legilstivo de Aracaju para a abertura de um núcleo em Aracaju. "Esta Casa está sempre de portas abertas para acolher e apoiar entidades como esta, que lutam em defesa de crianças e adolescentes, que na verdade são o futuro de Sergipe, do Brasil e do mundo", disse Emmanuel.

Leia mais

Programa Câmara em Ação 19-4-2011.flv

terça-feira, 12 de abril de 2011

Comissões da CMA se reúnem e dão encaminhamento ao Plano Diretor

Vereadores que integram as comissões de Justiça e Redação, e de Obras, Serviços Públicos, Transporte e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) se reuniram na manhã desta terça-feira, 12/4, para dar início ao trâmite à revisão do Plano Diretor e dos quatro códigos urbanísticos que permitirão o crescimento ordenado da cidade.


Leia mais

Emmanuel participa de Encontro do BB com prefeitos de Sergipe

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) Emmanuel Nascimento (PT), participou na manhã de terça-feira, 12/3, de Encontro do Banco do Brasil com prefeitos dos municípios de Sergipe. O evento, que aconteceu no Hotel Quality, teve o objetivo de contribuir com os desafios diários enfrentados pelos municípios de Sergipe e do Brasil.

Leia mais

Servidores da CMA participam da segunda aula do curso ‘Encontros da Língua Portuguesa’

Nesta terça, 12/4, servidores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) participaram da segunda aula do curso ‘Encontros da Língua Portuguesa: o novo acordo ortográfico’, ministrado pelo professor José Araújo Filho. Desta vez, foram abordadas as mudanças na acentuação de palavras e as variações do vocabulário na escrita e na fala.

Leia mais

Programa Câmara em Ação 13-4-2011.flv

Programa Câmara em Ação 12-4-2011.flv

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Emmanuel prestigia posse da presidente do TRE


O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Emmanuel Nascimento (PT) esteve presente à posse da desembargadora Suzana Maria Carvalho Oliveira, como presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE). A cerimônia aconteceu na manhã de segunda-feira, 11/3, do auditório desembargador Fernando Ribeiro Franco, na sede do TRE e contou com a presença de várias autoridades políticas, civis e militares.

 

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Emmanuel lamenta massacre no RJ e diz que CMA encampará campanha de desarmamento

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Emmanuel Nascimento (PT) lamentou o fato ocorrido numa escola do Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira, 7/4, que deixou o saldo de 11 crianças mortas a tiros e outras 13 feridas.  "É uma situação que fragiliza toda a família", disse, afirmando que a sociedade precisa se mobilizar para que a campanha do desarmamento continue. "E a Câmara vai encampar esta campanha", destacou o parlamentar.


Leia a matéria

Programa Câmara em Ação 7-4-2011.flv

terça-feira, 5 de abril de 2011

Cá Entre Nós entrevista Juvêncio Oliveira

Câmara Em Ação Rádio Web transmitiu mais uma edição do programa Cá Entre Nós nesta terça-feira, 4/4. O programa teve como convidado o vereador Juvêncio Oliveira (DEM). A infância difícil em Duque de Caxias (RJ), a chegada a Sergipe no início da década de 80 e a entrada na vida política foram temas da entrevista conduzida pelos jornalistas Alexandra Brito e Fernando Pereira.

Leia mais

Servidores da CMA participam de curso de Língua Portuguesa

Servidores da Câmara Municipal de Aracaju participaram na manhã desta terça, 5/4, da primeira aula dos Encontros da Língua Portuguesa: o novo acordo ortográfico, ministrado pelo professor José Araújo Filho. Ao iniciar o curso, que acontecerá todas as terças, das 8h às 9h, durante quatro semanas, o palestrante fez um resgate histórico da língua portuguesa e destacou as mudanças da língua e da sociedade.


Programa Câmara em Ação 6-4-2011.flv

Programa Câmara em Ação 5-4-2011.flv

Programa Câmara em Ação 4-4-2011.flv

Programa Câmara em Ação 1 e 3-4-2011.flv

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Sessão Especial na CMA homenageia o Dia do Jornalista

A Sessão Especial desta segunda-feira, 4/4, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) foi em comemoração ao dia do jornalista, comemorado em 7/4. A autoria do requerimento foi do vereador Ivaldo José (PDT) e teve o objetivo de destacar a importância da classe jornalística na produção e divulgação de notícias de interesse para toda comunidade.


Leia a matéria

Representante do Loteamento Santa Madalena ocupa Tribuna Livre da CMA

 O presidente da Ação Comunitária do Loteamento Jardim Santa Madalena, Carlos André dos Santos, utilizou o espaço da Tribuna Livre da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta segunda-feira, 4/4, para explanar os problemas dos loteamentos Santa Madalena e Santa Catarina localizados no bairro Soledade e São João, no bairro Lamarão, ambos na zona Norte da Capital.


Leia a matéria

Vereadores prestigiam homenagem do MPE a Jugurta Barreto

O Ministério Público Estadual de Sergipe (MPE) prestou nesta segunda-feira, 4/4, uma homenagem ao Procurador da Justiça, Jugurta Barreto, que recebeu o colar de mérito "Tobias Barreto". Entendendo a relevância e considerando justa a condecoração foi que os vereadores Robson Viana (PT), Miriam Ribeiro (PSDB), Evando Franca (PTB) e Juvêncio Oliveira (DEM) compareceram a solenidade.


Leia a matéria

Escola é inaugurada na zona de Expansão e conta com a presença de vereadores

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Carlos Teixeira foi inaugurada pela prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B), na última sexta-feira, 1/4, e quem esteve na entrega da obra para conferir o resultado foi o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Emmanuel Nascimento (PT), o mais novo líder da bancada do Executivo Municipal no Poder Legislativo, Danilo Segundo (PSB) e os vereadores Fábio Mitidieri (PDT), Valdir Santos (PT do B), Dr. Gonzaga (PMDB) e  Karla Trindade (PC do B). 


Leia a matéria

Servidores da CMA participam de treinamento sobre o SAPL

Servidores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), estiveram reunidos na tarde desta sexta-feira, 1/4, para um treinamento de uso do Sistema de Apoio ao Processo legislativo (SAPL), implantado na Casa desde o ano passado. A capacitação foi promovida e conduzida pelo setor de Tecnologia de Informação (TI) da CMA.


Leia a matéria

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Vereadores prestigiam a posse de Elber Batalha na Setur

Vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) participaram na manhã desta sexta, 1/4, da posse dos novos secretários de Estado. Entre eles, o parlamentar Elber Batalha (PSB) que se despediu na última quinta, 31/3, da Casa Legislativa para assumir na recriada Secretaria de Estado do Turismo (Setur). A solenidade, prestigiada por diversas autoridades políticas e familiares, aconteceu no auditório do Banese, localizado na avenida Augusto Maynard. 


Leia a matéria

Dr. Emerson representa a CMA em solenidade no Cremese

O vereador Dr. Emerson Ferreira (PT) representou a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na solenidade de posse da nova diretoria do Conselho Regional de Medicina do Estado de Sergipe (Cremese), na noite de quinta-feira, 31/3. Diversas autoridades estiveram presentes ao evento, ocorrido no auditório da entidade.


Leia a matéria